Raças de cachorros: Maltês

Uma das raças mais antigas do mundo, o Maltês possui uma origem incerta, e muitas são as teorias sobre onde ele teria surgido. Já foi utilizado como moeda, e por isso ele foi muito espalhado pelos marinheiros. Há indícios de que no século XV ele já existia na Europa. Muitos acreditavam que ele possuísse propriedades sobrenaturais, por isso seu pelo era utilizado para se fazer luvas e cachecois.
O macho pode ter de 21 a 25 cm de altura, enquanto a fêmea pode ter de 20 a 23 cm de altura. Pesa de 3 a 4 Kg, e possui pelo branco puro, mas também é aceito o marfim pálido.
Excelente cão de companhia, possui temperamento tranqüilo, que se adapta facilmente ao estilo do dono, e pode ser criado em apartamentos. Não gosta de ficar sozinho, por isso segue o dono por onde ele vá. Não é muito obediente, por isso o dono deverá ter paciência.
O pelo longo e sedoso deve ser cuidado diariamente, para manter-se bonito, e os pelos do ânus e os que ficam entre os dedos devem ser tosados com certa regularidade, pois podem incomodar o cão e dificultar sua higiene.

Nenhum comentário:

Postar um comentário